Qual barba combina comigo?

O formato da barba pode transformar completamente a aparência de um homem! Pode deixá-lo com aparência de alguns anos mais velho, ou passar uma imagem mais máscula ao seu rosto, pode deixá-lo mais sério ou até mesmo mais descontraído…

Mas, além disso, a barba pode ajudar a compor o visual do seu rosto dependendo do formato dele: retangular, quadrado, triangular, oval, redondo… 

Se você está se perguntando “qual barba combina comigo?”, vamos te dar algumas orientações que podem ajudar a decidir o formato da sua barba de acordo com seu tipo de rosto e a imagem que você deseja passar para as pessoas.

Siga lendo!

Qual barba combina com rosto quadrado?

O rosto quadrado é bem comum nos homens e, inclusive, ele é constantemente associado com a figura masculina, por ter como característica básica o queixo e maxilar bem definido.

Se você tem esse tipo de rosto, a melhor barba é aquela que não toma muito espaço da sua face, como a barba tradicional. Neste estilo, a barba é mais cheia/ preenchida na região do queixo e mais baixa nas laterais.

A barba circular também pode ser uma boa opção para quem tem o rosto muito quadrado e deseja suavizar os traços. Neste estilo a barba vai da boca até o queixo apenas, em uma aparência de círculo que pode ajudar a disfarçar a aparência quadrada.

Em ambos os casos, para quem possui um rosto quadrado, o mais recomendável é utilizar uma barba curta, com fios de 3 a 5 milimetros. 

qual barba combina comigo? que tal a circular?
Barba circular

Qual barba combina com rosto redondo?

O rosto redondo pode incomodar muitos homens, especialmente por passar uma imagem um pouco mais infantil, com as bochechas mais salientes e o maxilar não possuir uma grande definição.

Porém, a barba pode fazer uma grande mudança nesses aspectos da sua aparência, especialmente se você apostar em um cavanhaque, como o estilo de barba Van Dyke ou Ducktail.

Barba van dyke
Barba van dyke
Barba ducktail
Barba ducktail

Nestes estilos, você aposta em uma barba que é um pouco maior na região do queixo, o que deixa uma aparência mais alongada no rosto, diminuindo a impressão de que o rosto é arredondando.

Além disso, a barba pode ajudar a diminuir o incomodo do maxilar, quando você aposta em um estilo Bucktail, que traz uma aparência mais masculina e séria. 

Usar o bigode separado da barba também pode ajudar a diminuir a aparência de rosto redondo!

Qual barba combina com rosto triangular?

O rosto triangular é, na verdade, o formato de um triangulo invertido, sendo a “ponta” do triangulo o seu queixo. Neste formato de rosto, as mandíbulas não são bem marcadas e isso pode incomodar alguns homens, especialmente por o rosto parecer comprido demais.

A grande vantagem é que isso pode ser facilmente corrigido com uma barba grande e volumosa, sem muito segredo!

Neste caso, o ideal é que a sua barba seja um pouco maior, com alguns centímetros de comprimento, de forma que ela possua uma aparência mais quadrada, disfarçando completamente a aparência pontuda do queixo mais proeminente.

barba cheia
Barba cheia

Qual barba combina com rosto oval?

O rosto oval é, entre todos, o tipo de rosto mais fácil de combinar com qualquer tipo de barba, especialmente por ele passar uma visão muito mais harmônica, levando em considerando que nenhum ponto do rosto se destaca mais do que outros ou precisa ser disfarçado.

Dessa forma, se você possui esse formato de rosto, pode ficar despreocupado e apostar no visual que você mais se identifica!

Barba tira no queixo
Barba tira no queixo

Cuidados com a barba

Como falamos lá no começo, não é somente o formato de barba que pode transformar a sua aparência, mas também a aparência dela.

A barba também ajuda a compor toda a imagem que você deseja passar para as pessoas.

Um exemplo disso é quando homens executivos optam por uma barba bem aparada e alinhada, o que traz uma aparência maior de zelo, cuidado e limpeza, essencial para esta profissão.

Não é a toa que as barbas grandes e mais volumosas foram muito associadas com a figura de um lenhador, que possui uma aparência mais rústica.

Ou seja, a forma com que você cuida da sua barba influencia muito na aparência e imagem que você possa as pessoas que te veem.

Por isso, é sempre importante apostar em alguns cuidados básicos, independente do estilo de barba que você escolher, para que ela possa, de fato, combinar com você:

  • Faça uma limpeza na barba com constância: muitos homens pensam que deixar a barba crescer significa simplesmente não precisar cuidar dela, mas isso é um engano! É importante estar sempre limpando a barba, aparando e mantendo-a ajeitada para evitar a aparência de desleixo;
  • Defina o estilo: de nada adianta você escolher um formato de barba que combina com você e depois não mantê-la, deixando-a crescer desgovernadamente, é importante definir o estilo da barba e estar sempre indo ao barbeiro para mantê-lo em dia;
  • Hidrate com óleos: os pelos da barba são muito grossos e, quando ressecados, podem trazer uma aparência de “homem das cavernas”, por isso é importante ter um cuidado semanal de hidratar com óleos, para manter a barba alinhada e hidratada;
  • Deixe a barba preencher: uma barba cheia de falhas e desalinhada traz uma imagem de desleixo, independente do estilo e formato de rosto que você tem! Por isso, tenha paciência e utilize produtos que vão ajudar a sua barba ficar preenchida, como o Minoxidil Barba Bruta Fórmula 15%.

A barba pode transformar completamente o seu rosto, trazendo muito mais autoestima para você e aumentando a sua autoconfiança! Portanto, investir em uma barba que combina com você e com sua imagem pessoal é muito importante.

E, se você é desses caras que sempre quis ter uma barba, mas possui dificuldade em deixar crescer, saiba que existem várias soluções para isso, a começar por produtos específicos que auxiliam no crescimento saudável dos pelos! Portanto, não precisa desistir da ideia de ter uma bela barba apenas porque você ainda não conseguiu deixá-la crescer.

Com estas dicas, você nunca mais precisará se perguntar “qual formato de barba combina comigo?”. Mas, se ficar qualquer dúvida, deixe seu comentário!

Outra coisa, conta ai pra gente qual barba combina com você, até a próxima!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Leia mais

imagem destaque alopecia

O que é Alopecia?

Você sabe o que é a alopécia? Sabe como esta doença pode atingir aos homens, bem como quais são os seus principais